Autores

Conheça os autores do Povo do Livro de Maricá

Altamir Costa

Altamir Costa, natural do Rio de Janeiro, é um renomado escritor e educador. Graduado em Comunicação Social e com Pós-Graduação em Educação e Docência Superior, sua paixão pela literatura o levou a publicar obras significativas, incluindo “Minha Poesia é Você” (2019) e “Ainda Escrevo Poesias para Você” (2022).

Alessandra Honorata

Professora, Escritora e contadora de Histórias, Mestre em Educação pela UFF-Universidade Federal Fluminense, natural do Rio de Janeiro mora em Maricá há10 anos.

Alexandra Lambraki

Alexandra Lambraki, 81 anos. Jornalista dos Diários Associados na década de setenta. Repórter na revista O Cruzeiro, foi autora com o jornalista Lemos, da maior reportagem “A lei da CRUZ” na época com 14 páginas.

Bianca Baptista

Bianca Baptista é brasileira, nascida em São Gonçalo, Rio de Janeiro. Moradora de Maricá. Mãe de três filhas, avó do pequeno Arthur e da Alice. Pós graduada em Gestão escolar, estudante de letras, educadora, contadora de histórias e escritora. Sua maneira de escrever, reflete a própria experiência de vida, levando e aventura em cada livro escrito.

Carolina R. Tavares

Viciada em ler sobre mundos fantásticos e vilões sarcásticos, Carolina passou a escrever os livros que gostaria de ler. Já inventava historinhas curtas bem antes de descobrir o que as letras juntas poderiam significar, e com 14 anos, entediada durante alguma aula, começou a criar o que hoje é a saga Maya Jones.

Felipe Correia Rocha

Felipe Correia Rocha, filósofo, poeta e escritor, morador de Maricá há mais de 10 anos, é Bacharel e Licenciado em Filosofia, e pós-graduado em Bioética, com ênfase no Transhumanismo. 

Fernando Antônio de Arruda

Fernando Antônio de Arruda, nasceu em 10 de fevereiro de 1958, em Niterói, RJ. Filho de um ex- combatente naval da 2a Grande Guerra e de uma funcionária pública amante das leituras. Cursou
Geografia na Universidade Federal Fluminense, graduando-se em bacharelado e licenciatura. 

Gleiciene Costa

Meu nome é Gleiciene Costa. Sou escritora, ilustradora, fotógrafa de famílias e educadora, sempre apaixonada pelas artes. Com um amor especial por crianças, dediquei 17 anos à Educação Infantil. Sou formada em Letras Português-Inglês e pós-graduada em Neuropsicopedagogia.

Ligia Nascimento

Ligia Nascimento é casada, natural do Rio de Janeiro, professora nos Municípios de Itaboraí e Duque de Caxias, é Pedagoga, Psicopedagoga, Pós-graduada em Transtorno do Aspectro Autista, Educação Infantil e Desenvolvimento, AEE, Educação Especial com ênfase (TGD) e Altas Habilidades, Orientação Educacional e Educação Especial e Inclusiva.

Luciene Manhãs

Lucilene Manhães, escritora carioca, nascida no Rio de Janeiro, filha do Pedreiro Clécio dos Santos e da Costureira Silene Manhães, começou a escrever poesias aos nove anos de idade, influenciada por seu pai, que apesar de ser analfabeto funcional, era um devorador de livros.

Luisete Furtado

Nascida em Angola, formada em História pela Universidade de Lisboa, Portugal. Curso adicional de Ciências Pedagógicas. Pós-graduação em Pedagogia e em mestrado profissionalizante em Educação e Meio-Ambiente pela faculdade Plínio Leite, em Niterói.

Márcia Abrantes

Márcia Abrantes é professora e escritora. Natural do Rio de Janeiro, cidade Niterói. Reside há 5 anos em Itaipuaçu– Maricá– RJ. Graduada em Letras Português/Literatura e pós–graduada em Língua Portuguesa pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

Michelle Bittencourt

Eu sou Michelle Bittencourt. Sou Poeta, Pedagoga, Psicopedagoga e Psicanalista em formação. Professora das infâncias, atuo na Rede Municipal de Niterói, desenvolvendo projetos onde as crianças são protagonistas dos processos pedagógicos. Como formadora de professotes, trabalho pela implementação da lei 10.639/03 e 11.645/08 que versam sobre o ensino da história e da Cultura Africana e Indígena nas escolas em uma perspectiva antiracista.

Neide Santana

Escritora de 58 anos, nasceu em Maceió-AL, mas mudou-se para o Rio de Janeiro em 1974. Ao longo de sua carreira literária, ela demonstrou uma habilidade excepcional em uma variedade de gêneros, incluindo poesia, literatura infantil, fan-fic e romance.

Nilton Oliveira

Nilton Oliveira é escritor, pedagogo e palestrante. Possui pós-graduação em Gestão Empresarial, formação Neurolinguística e Educação Musical. 

Roberta de Souza

Roberta de Souza é Jornalista por formação e comanda o Grupo Gaia de Comunicação e a Afeto Editora. Trabalha no mercado editorial há 22 anos como ghostwriter e preparadora de obras literárias. Na década de 2010 iniciou sua caminhada literária participando como coautora e coorganizadora de cinco antologias “O Perfume da Palavra” (Editora Muiraquitã).

Rose Oliveira

Rose Oliveira é uma escritora carioca, residente na cidade de Maricá há nove anos. Sua jornada na escrita começou durante a pandemia, quando enfrentou momentos de monotonia e vazio existencial. Buscando preencher esse vazio e evitar que se tornasse uma doença, questionei meu propósito e o papel que desempenhava na vida, especialmente enquanto cuidava de minha mãe com Alzheimer.

Sidnéya Amora

Amora Day Ramos, natural de Blumenau/SC. Desde muito jovem, autora de poemas, crônicas e contos. Tem participação nas antologias “Poetas Brasileiros de Hoje 1991” e “Blumenália Poética/1992”. Também participou do grupo de poetas do Centro de Cultura de Blumenau.

Mariza Kitzinger

Mariza Kitzinger…que além de ser minha tia (irmã da minha mãe) foi também a minha primeira professora do Instituto Abel …colégio que eu estudei durante toda uma vida .
Além de professora, é escritora,artista plástica, desenhista,pedagoga e publicitária ….um orgulho !!
Com ela ..aprendi tanto …tanto ….não só as primeiras letras …..mas o gosto pela arte,o amor pela leitura e a fazer sempre o melhor nos detalhes .
Com ela aprendi também a ser forte ….a ter coragem e acreditar sempre que o melhor está por vir .
Ah …..tia …você me ensinou em tantos momentos…com a sua irreverência, com a sua positividade
e principalmente com a sua fé .

Luiz Eduardo Nascimento

Químico Industrial com pós-graduações em Vigilância Sanitária na Indústria de medicamentos e em Astrofísica. Carioca, radicado na cidade de Maricá/RJ há mais de 20 anos. Possuo três livros publicados: Sem Ar – Nevoeiro Mortal, de 2024, Entre Nós, de 2023 e Era de Aquarius – Sobreviventes do Fim do Mundo, de 2016,e alguns contos. Todos os livros são de ficção científica, subgêneros Distopia e Pós-Apocalíptico, que são os que mais gosto de escrever. Nos meus livros eu homenageio diferentes autores de livros e diretores de filmes e séries desses gêneros.

Marta Maria Niemeyer

Marta Maria Niemeyer, é natural de Senador Firmino/ MG. Reside no Rio de Janeiro. A sua obra consiste em sete livros publicados, Literatura infantil. BorboletaBiruta. As Mordidas do Tio Pastor Alemão, A CoelhinhaValente, O Reino Encantado, Senhorita Baratinha,Preguiça Esperta e O Peixinho LuLu. Participou dacoleção de Antologia Sui Generis organizada por IsidoroSousa em Porto Portugal ” Luz de Natal, BenditaManjedoura, Sinfonia de Amor e Sol de Inverno. Entre2018 e 2019. Tem participação em várias outrascoletâneas. Membro vitalício na Academia Internacional de Literatura e Artes Poetas Além do Tempo. Participantedo Projeto: Transvê Poesia. Contadora de História e Poetisa. Membro do grupo “Instituto Povo do Livro de Maricá.”

Nilma Boechat

Nilma Boechat é professora e formada em Comunicação Social – Relações Públicas. Nasceu em São Gonçalo/RJ e hoje reside em Maricá.
Lançou em fevereiro de 2023, pela Editora de Portugal Ases da Literatura, o livro Coração Verde. Um chamado a lutarmos pela maior floresta Tropical do mundo, a floresta amazônica. Lançará até o fim de 2024, pela Editora Lura, uma história infantil e real de um menino do Rio de Janeiro, que planta desde os 4 anos de idade e agra com 11 anos, já plantou 3385 árvores.
Já participou de várias antologias, pelas Editoras ONIROS, FURCATA, PERSONA, LITERARTE, SELO OFFLIP 2024.
Lançou seu livro Coração Verde no Shopping Partage São Gonçalo, e em várias feiras literárias como FLIPetrópolis, Bienal de Volta Redonda, FLIR Resende, BETT Brasil – São Paulo, Expo Educ-Natal, e participará da FLIP Paraty pela Editora que produziu seu livro. É uma escritora ativa nas redes sociais, Instagram, YouTube, TikTok e Facebook, e através de participações em liver com INFLUENCERS LIETRÁRIOS. Esteve presente em podcasts, programas em rádios e no programa Tai Para Todos, da Band Sul Fluminense.

Roseane Mendes

Roseane Mendes é uma autora e ilustradora carioca. Desenhista autodidata, escreveu e ilustrou textos em prosa e poesia, com preferência por temas que envolvam a fantasia. Graduada em Letras com especialização em Estudos Literários pela FFP-UERJ, lecionou nas redes estadual e municipal de Itaboraí.

Criativa, sempre utilizou o desenho e seus próprios textos para enriquecer sua prática pedagógica. Quanto ao desenho, praticava na areia do quintal de sua casa desde a infância. Apesar de ter cursado, à partir de 1998, Desenho Técnico, Expressão Gráfica, Geometria Descritiva, e outras disciplinas afins, prefere utilizar uma forma mais simples de desenhar porque acredita que a arte do desenho é pratica e não um dom, ilustrando seus livros de modo a favorecer a compreensão de que o fundamental no desenho é comunicar ideias e sentimentos, logo, todos podem desenhar.
Seu primeiro livro publicado, “Azulzinho, o peixinho”, foi lançado na Bienal do Rio de 2023. É autora de “Ribanceira” (contos), “Poesia com laço de fita” (infantojuvenil) e “Casas encantadas” (Crônicas); em processo de publicação. Além da bienal do Rio , participou da FLIRB- Festa Literária de Rio Bonito, da FLIM – Festa Internacional da Literatura em Maricá, do Via Palavra em comemoração aos 50 anos da FFP-UERJ.

Júnior Bayer

Júnior Bayer é poeta e escritor de literatura infantil, começando sua jornada na escrita aos 7 anos de idade. Formado em Matemática e Pedagogia, é mestre e doutor em Diversidade Social. Suas obras atuais abordam inclusão, diversidade social e amor, utilizando rimas para envolver os leitores. Reconhecido pelo jornal O Fluminense como uma revelação na literatura da região metropolitana, Júnior também foi premiado internacionalmente, com honrarias em Angola e Argentina. No Brasil, recebeu o prêmio de Melhor Escritor de Literatura Infantil do Ano pela Editora Letras Virtuais. Hoje percorre o mundo promovendo formações literárias e autografando seus livros. Em Maricá, já vendeu mais de 10 mil exemplares, consolidando seu nome na literatura local.

Rolar para cima